Como perder o medo de viajar de avião

Você tem conhecimento de alguém que tem algum tipo de medo? Como ele reage diante desta situação? Segundo especialistas, o medo em si acontece por alguma situação que ocorreu no passado. Algum momento em que você, ou alguma pessoa conhecida sofreu com aquela situação. Mas não é somente isto, as imagens que vemos na televisão de tragédias e desastres também podem nos colocar diante de sérias fobias, nos aprisionando, com medo do desconhecido.

E com isso, sabemos que um medo comum entre nós brasileiros é o medo das alturas, que nos leva também ao medo de voar. Segundo pesquisas, 40% dos brasileiros tem medo entrar no avião e fazer um voo, ou seja, menos da metade do brasileiros. Há situações em que a pessoa que possui o medo tenta se controlar no momento em que ela entra no avião, senta, mas quando são ligados os motores, ela levanta desesperadamente e pede para que os responsáveis possam abrir o avião para que ela saia, tudo porque deixou o descontrole tomar conta.

As companhias aéreas, sabendo desta proporção de pessoas que possuem tal fobia, criaram uma forma de fazer com que elas pudessem se tratar, para que este medo pudesse ser vencido. A GOL por exemplo possui este tipo de centro de tratamento, e todo este trabalho é realizado com a psicóloga Dra. Elvira Gross. Neste centro de tratamento, há todo um trabalho de orientação, treinamento do seu psicológico, além de metodologias anti-ansiedade, e o grupo ainda tem a oportunidade de conversar com os funcionários que trabalham na GOL, como o piloto, os técnicos de manutenção, entre outros.

Agora, para que você possa perder o medo do vôo, é preciso que você possa enfrentá-lo e vencê-lo, pois o medo é a imaginação do desconhecido, ou seja, você só imaginaria como seria viajar de avião. Neste caso,há algumas dicas para você que possui este medo, mas precisa viajar para visitar um parente que mora no exterior, ou que precisa de viajar a negócios. Abaixo seguem algumas dicas:

  • Existe um exercício de respiração que é realizado para diminuir a ansiedade. Você conta 4 segundos no momento da inspiração, segura o ar mais 4 segundos, e solta o ar em mais 4 segundos. Continue fazendo até que você possa se sentir mais relaxado. Neste momento, procure se controlar e pensar em coisas boas, para que todo o corpo possa estar tranquilo.
  • Procure conversar com as pessoas ao seu redor. Isso ajuda a esquecer o momento do voo e se distrair, sem ao menos lembrar que você possa estar prestes a voar, ou até mesmo voando.
  • Leia um livro ou uma revista, que também ajuda na distração, e você não ficará imaginando ou pensando sobre o voo.
  • Quando o avião for realizar uma curva, para esquerda por exemplo, olhe diretamente para direita. Seria como em uma escalada em alguma montanha, ou até mesmo em um alto de um prédio, que muitas vezes te dá uma certa vertigem quando você olha para baixo. Então a dica é sempre olhar em direção contraria quando for realizada uma curva.
Quando você estiver voando, você vai ver que todo este medo foi só algo da sua imaginação, e que o momento de voar é uma experiência incrível. É muito seguro voar de avião, e com o tempo sua fobia será esquecida.
2 Responses to “Como perder o medo de viajar de avião”
  1. carla
  2. wilkisana oliveira sousa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *