O que fazer nas praias de Rio das Ostras?

Conhecida como a pérola fluminense, a cidade de Rio das Ostras é uma das mais belas da Região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro. Oferece uma grande variedade de atividades culturais, um rico ecoturismo, e é claro, belíssimas praias. Por conta disso, muitos se encantam e acabam buscando casas em Rio das Ostras para permanecer durante o veraneio.

Ao longo de seus 230 km², Rio das Ostras possui mais de 10 praias de todos os tamanhos, tipos de areia e águas. Cada uma se adequa a uma personalidade diferente, proporcionando experiências encantadoras para todos que ali passeiam. No post de hoje, apresentamos algumas ideias do que fazer nas praias de Rio das Ostras, sejam atividades em família ou com os amigos. Confira:

FREE-TIME-TURISMO-CIDADE-RIO-DAS-OSTRAS-2

Praia das Tartarugas: Passar a tarde com as crianças

A Praia das Tartarugas possui esse nome por conta da grande pedra que fica ali que, vista de cima, tem o formato de tartaruga e também por causa da visita constante desses animaizinhos marinhos durante todo ano. Ganhou notoriedade no que diz respeito ao ecoturismo após o Projeto Tamar tê-la escolhido para executar projetos de preservação de espécies de tartaruga que correm o risco de serem extintas.

Com seus quase 1 km de areias amareladas, a praia é conhecida por suas águas calmas e cristalinas. Por isso, é um ótimo lugar para famílias levarem crianças pequenas, sem muitas preocupações. Dali também costumam sair passeios de escuna pelo litoral e os moradores locais aproveitam para praticar a pesca de arremesso.

Ter uma casa de praia na região da Praia das Tartarugas traz grandes benefícios, especialmente quando é realizado o Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras, garantindo um lugarzinho na areia, sem precisar se preocupar com estacionamento. Também tem uma ótima estrutura de restaurantes, bares e comércio próximos.

Praia do Cemitério: Curtir o pôr-do-sol

A pequena Praia do Cemitério possui aproximadamente 300 metros de extensão, e encanta com sua natureza e águas de tons esverdeados. Na sua encosta, encontra-se vasta vegetação local e em suas margens deságua a nascente do Rio das Ostras, que nomeia a cidade. O banho é permitido, e a praia é menos profunda que o normal, mas o melhor é aproveitar o pôr-do-sol para fazer um piquenique em família, ou um passeio de barco ao longo do litoral. Quem vai até lá com os amigos, também pode aproveitar os barzinhos e quiosques que ficam ao longo da orla, e curtir um bom papo.

O nome da praia advém do Cemitério que ali se encontra, no Bairro da Boca da Barra. O acesso pode ser feito a pé, saindo da Praia do Centro. Há alguns metros de distância dali também está o Museu Arqueológico Tarioba, cujo acervo conta com peças catalogadas por época, origem e denominação, em reconstituição da pré história da região.  Estas peças variam de restos de esqueletos, adornos, ostras gigantes, conchas, pedras e outros objetos que comprovam a existência de uma civilização na região entre 4 e 2 mil anos atrás.

Praia das Areias Negras: Aproveitar a natureza

Essa pequenina praia, com não mais que 100 metros de extensão, possui como característica marcante a quantidade significativa de monazita, minério cristalino que escurece o tom das areias da praia. Mas não é só a areia que parece feita de cristal: suas águas cercadas por rochedos são claras e brilhantes.

É o lugar ideal para quem quer se conectar com a natureza e realizar caminhadas ecológicas. O acesso é bastante restrito quanto ao estacionamento, visto que faz parte de uma área de preservação permanente. Entre os destaques da praia estão as piscinas naturais e a bela vegetação local, com árvores que fazem sombra na areia.

Entretanto, o passeio deve ser organizado com antecedência, e bem planejado. Leve água e lanches, pois não existe infraestrutura de quiosques e barracas, e são poucos os ambulantes que passam por lá.

Praia do Bosque: passeios de escuna e banana boat

Continuação da Praia do Centro, a Praia do Bosque é o point central daqueles que gostam de aproveitar todas as atividades que o verão oferece. Ao longo de seu 2 km de extensão, é possível passear de escuna, de banana-boat e até mesmo velejar. Inclusive, ali são realizados diversos Campeonatos de Vela durante o ano.

Apesar do agito, a praia possui vegetação bem preservada, à margem do bairro do Bosque, onde encontram-se diversas boas opções de casas de praia para aluguel e compra. A região possui ótima infraestrutura de comércio, restaurantes e conta com quiosques em toda orla. Tanto o dia quanto à noite são agitados, e a proximidade com o Centro garante fácil acesso às principais baladas e barzinhos da cidade. Assim, é uma ótima opção para quem está em família ou com os amigos.

Praia Costa Azul: Badalação e surf

A mais famosa e extensa praia de Rio das Ostras conta com mais de 2.5 km de extensão. Fica na valorizada região de Costa Azul, com belíssimas casas de praia e opções de apartamentos para veraneio. Possui ótima estrutura para turistas e moradores, com restaurantes, comércios e quiosques. Ali também é palco de vários festivais de verão, com shows o ano todo.

O mar azul e cristalino atrai inúmeros surfistas, já que a praia possui ondas muito fortes. O lado direito da praia destaca-se para os praticantes do esporte e de outras modalidades, como bodyboard, pois no centro concentram-se muitos banhistas. Para aquelas pessoas que procuram relaxar, é só aproveitar os pontos turísticos nas proximidades: a lagoa de Iriry, a Tocolândia, o Mirante de Costazul, de onde pode-se ver toda a praia, a Praça da Baleia e o Píer turístico.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *