Preloader Image 1 Preloader Image 2

Medidas de malas de viagem – quais os tamanhos permitidos a bordo e para despachar mala?

Quem não ama viajar, não é mesmo? Já que, conhecer e explorar novos lugares, seja dentro ou fora do Brasil, sempre proporciona experiências inesquecíveis, enrique a cultura e traz histórias para a vida toda.

Além disso, com as viagens podemos conhecer novos povos, culturas e até mesmo entender um pouco mais sobre a história da humanidade e nossas origens. 

No entanto, também é de conhecimento geral que organizar uma viagem não é tarefa fácil. É preciso pensar em hospedagem, passagens aéreas, translado e principalmente na bagagem que será levada. Afinal, ela é um fator determinante para conseguir aproveitar ou não todas as experiências que o destino proporciona. 

Nesse sentido, é super importante conhecer mais sobre as regras para bagagem em viagens aéreas. Acompanhe este artigo e descubra tudo sobre as medidas de mala e como organizar os seus pertences da maneira correta! Aproveite e boa leitura!

medidas de malas de viagens

O que diz a ANAC sobre a bagagem em voos?

Aqui no Brasil, todas as companhias aéreas e suas respectivas normas são regulamentadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Sendo assim, a maioria das empresas atuam com regras padrão para o tamanho e dimensão de bagagem de seus passageiros. 

No entanto, cada companhia aérea pode optar por adotar medidas específicas, de acordo com sua frota, por exemplo. Por isso, é muito importante consultar os detalhes da passagem na hora da compra, para não ser surpreendido com más notícias no momento do embarque. 

Regras para bagagem de mão

De maneira geral, todas as companhias atuantes no Brasil permitem que seus passageiros levem consigo uma bagagem de mão dentro do voo. Porém, ela deve ter a dimensão máxima de 55 cm X 35 cm x 25 cm, já incluindo as rodinhas, bolsos externos e as alças. 

Além disso, as companhias também trabalham com o peso máximo de 10 quilos, que caso seja ultrapassado, obriga o passageiro a enviar sua bagagem à parte, pagando um preço adicional por ela, o famosa tarifa para despacho de bagagens.

Vale ressaltar que algumas companhias podem variar essas dimensões e pesos de acordo com a categoria da passagem comprada. Por exemplo, a classe econômica pode ter que levar uma bagagem mais leve que a executiva. Por isso, sempre confira as regras no momento de comprar a sua passagem.

Regras para despachar bagagem

a bagagem que será despachada se trata daquela que vai no “porão” do avião e que é entregue ao passageiro no fim da viagem. Assim como a de mão, ela também possui suas regras, mas pode ser um pouco maior. 

De maneira geral, as companhias costumam trabalhar com a medida máxima de 50 x 28 x 80 cm por bagagem. Além disso, as malas precisam ter menos de 23 quilos para serem despachadas em voos nacionais e 32 em voos internacionais.

Como funcionam os valores para bagagem? 

Cada companhia opera de uma forma quando o assunto são as bagagens de seus passageiros. A maioria delas inclui o despacho de uma mala já no valor da passagem, podendo ser comprados tickets a parte para o envio de outras bolsas. 

Porém, algumas empresas trabalham com o carregamento gratuito apenas das malas de mão. Se esse for o caso, vale levar apenas o essencial para que o transporte não fique tão caro. 

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre bagagem em passagens aéreas? Se sim, continue acompanhando o nosso blog e descubra ainda mais artigos cheios de dicas para te ajudar na organização de suas próximas viagens!

Escrito por:

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *