Dicas para concurseiros que planejam viajar para realizar provas

Ao realizar sua inscrição para participar de um concurso público, além de começar a preparar os estudos para o mesmo, precisamos verificar o local em que será realizado e planejar o trajeto, a fim de chegar a tempo e não perder a oportunidade. Conheça as dicas para concurseiros que planejam viajar para realizar provas.

Como se planejar em uma viagem para realizar as provas do concurso

Ao acessar sites de rateio de concursos, de órgãos públicos ou publicações compartilhadas por amigos nas redes sociais, devemos estar atentos e ler o edital do concurso público que pretendemos nos candidatar, a fim de evitar imprevistos e não conseguir realizar as provas.

Confira a seguir quais as dicas para planejar sua viagem e conseguir participar do tão sonhado concurso público:

Leia o edital completo

Muitas pessoas verificam apenas o cargo, salário e datas do concurso, a ansiedade e euforia fazem com que prestem pouca atenção nos detalhes, como é o caso da localidade, ou seja, estado em que o concurso será realizado.

É preciso saber que ao concorrer vagas de concurso em outro Estado, isso implicará na sua mudança por completo, ou seja, terá que residir no local quando for convocado, caso seja aprovado nas provas.

Transporte

Seja qual for o meio de transporte (avião, carro ou ônibus) é preciso escolher com bastante antecedência. É preciso avaliar o tempo da viagem para decidir qual é o melhor. No caso, o carro é indicado para viagens com poucas horas de duração, por exemplo.

Você precisa avaliar quantos dias antes deve viajar, pois o trajeto pode ser cansativo, o que exige um tempo para descansar e se recuperar para estar com energia e realizar as provas do concurso com clareza.

Caso decida viajar de avião se o concurso for em outra capital, por exemplo, coloque alertas para as melhores ofertas de passagem com ao menos um dia ou dois antes do concurso, pois imprevistos acontecem. Esteja preparado!

Dia de viajar

Como mencionado no parágrafo anterior, imprevistos podem acontecer, portanto, é preciso se preparar, além de descansar ao menos um ou dois dias antes da prova. Caso o concurso público seja no sábado, viaje na quinta-feira e deixe a sexta-feira para descansar e realizar atividades que goste.

Hospedagem

Essa pode ser uma das partes mais caras da viagem se não pesquisar direito. Primeiro, pergunte a pessoas que já visitaram o local em que vai realizar as provas do concurso, se não conhecem algum lugar com preço acessível.

Caso vá viajar com amigos ou familiares, pesquise por locais como pousadas que oferecem descontos.

Não deixe nada para última hora, quando se trata de realizar provas para concurso público, é preciso chegar ao local onde a prova será aplicada com antecedência e não são tolerados atrasos, independente da justificativa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *