Os 10 melhores destinos de ecoturismo no Brasil

O Brasil é um país com uma diversidade muita rica, a natureza, locais turísticos e pontos de ecoturismo são uma das principais atrações pesquisadas por pessoas ao redor do mundo. Confira os 10 melhores destinos de ecoturismo no Brasil que você não pode deixar de visitar, aqui neste artigo!

Serra do Roncador, Mato Grosso

Uma região cercada de fábulas, misticismo e beleza, localizada no ponto mais central do Brasil. A Serra do Roncador começa no município de Barra do Garças, no Mato Grosso, e termina na Serra do Cachimbo, no norte do Pará, misturando planaltos com uma cordilheira de formações rochosas imponentes e inúmeras cavernas, inscrições de rochas e lagos subterrâneos azul-turquesa. A área ainda não é um destino popular, mas é um convite fascinante para aventureiros, exploradores místicos e amantes da natureza.

Presidente Figueiredo, Amazonas

Presidente Figueiredo é um município localizado na região metropolitana de Manaus, capital do estado do Amazonas. É conhecida como a “Terra das Cataratas” devido às suas mais de 150 quedas cercadas por rios, corredeiras, cavernas e floresta tropical surpreendente que é o pano de fundo para atividades como rafting, caiaque, aquático, tirolesa, rapel, observação de pássaros e trekking.

Parque Nacional Pau Brasil, Bahia

Fundado em abril de 1999 e localizado na Costa do Descobrimento, em Porto Seguro, o Parque Nacional do Pau Brasil finalmente abriu suas portas para visitação pública em abril de 2016. O Parque Nacional abrange 47 mil acres de Mata Atlântica, os mais ameaçados bioma no país. Possui ainda seis trilhas para caminhada, cachoeiras, mirantes, pássaros extraordinários e o “refúgio de madeira do Brasil”, que reúne árvores jovens e milenares.

Três Coroas, Rio Grande do Sul

Três Coroas fica a apenas 40 minutos do famoso Gramado, no Planalto Sul, mas poucas pessoas sabem disso. É um paraíso ecológico para os turistas que usam o rio Paranhana para praticar rafting e canoagem. Parques públicos e privados, em meio ao incrível verde das terras altas, oferecem infraestrutura e atividades para famílias, como tirolesa, copa, rapel, arco e flecha e muito mais.

Monte Verde, Minas Gerais

Cercado pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde, no estado de Minas Gerais, é uma pequena cidade situada a 1.600 metros de altura. Assemelha-se à arquitetura, ao carisma e à atmosfera de algumas pequenas aldeias européias. Monte Verde convida você para uma aventura de turismo rural, visitando fazendas antigas com trilhas para caminhadas, passeios a cavalo e comida típica incrível.

Ilha do Marajó, Pará

A maior ilha do Brasil e a maior ilha fluvial do mundo está se tornando popular por sua singularidade. Localizada no norte do país, na foz do rio Amazonas, possui belas praias isoladas e aldeias distintas.

Além do ecoturismo, a Ilha do Marajó atrai aqueles que amam culturas diferentes, explorando a comida e artesanato locais, conhecendo pessoas fascinantes e até vendo um rebanho de búfalos.

Em outubro de 2016, o governo do estado lançou um novo voo direto ligando a capital, Belém, ao município de Soure, na ilha. Se você gosta de um turismo lento e inspirador, considere adicionar a Ilha do Marajó à sua lista de desejos.

Nobres, Mato Grosso

Nobres é frequentemente comparado ao renomado Bonito por seus lagos azuis cristalinos, cachoeiras encantadoras e aquários naturais de água doce. Eles estão localizados nos estados vizinhos e oferecem atividades semelhantes, como mergulho em água doce, snorkeling, trekking, tirolesa, rapel e observação da vida selvagem.

A grande diferença é que o Nobres ainda possui uma atmosfera mais intocada, com uma infraestrutura menos desenvolvida, equilibrada pelos preços mais baratos.

Chapada das Mesas, Maranhão

O estado do Maranhão abriga este surpreendente Parque Nacional com 395 mil acres de savana brasileira. Trilhas e cachoeiras estão escondidas entre formações rochosas deslumbrantes que são um pano de fundo excepcional para qualquer fotografia. O destaque é o pôr do sol na Pedra Caída, que possui um mapa semelhante ao crack do estado do Tocantins. As muitas trilhas e itinerários variam em preço e nível de dificuldade.

Morretes, Paraná

A apenas uma hora de Curitiba e cercada pela beleza verdejante da Serra do Mar, encontramos a cidade hospitaleira de Morretes. Muitos visitantes pegam o trem de Curitiba para chegar a Morretes, em um passeio panorâmico cercado por penhascos íngremes. É uma cidade pequena, mas tem muito a oferecer: de trilhas, rafting e cachoeiras a um prato típico de carne chamado Barreado.

Parque Nacional do Caparaó, entre Espírito Santo e Minas Gerais

O Parque Nacional do Caparaó, na fronteira de Minas Gerais e Espírito Santo, é um dos principais destinos dos alpinistas no Brasil. É o lar do terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altura. Cachoeiras, trilhas, lagoas naturais e vistas encantadoras do pôr do sol e do nascer do sol são alguns dos seus atrativos.

Está esperando o que para se programar e conhecer esses lugares incríveis pelo Brasil? Aproveite, pois será uma ótima experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *