Principais profissões que te permitem trabalhar viajando o mundo como um nômade digital

Conhecer o mundo todo é um dos sonhos mais comuns que entra na lista das pessoas. Afinal, vivemos em um planeta cheio de diversidade história, geográfica e cultural, com as quais é impossível não se encantar. Sendo assim, a vontade de ser um nômade digital para conhecer todos os continentes sem deixar de trabalhar é constante.

Sabendo disso, o blog do Passagens Promocionais criou uma lista de melhores profissões para seguir dentro desse meio e seguir esse tipo de vida tão almejado. Acompanhe abaixo!

O que é um nômade digital

Apesar de ser um tema cada vez mais famoso, não são todas as pessoas que o conhecem e são familiarizadas com o conceito de nômade digital. Afinal, se trata de um assunto relativamente recente, que começou a ser difundido através da popularização e democratização da internet banda larga.

Atualmente, chamamos de nômades digitais aquelas pessoas que trabalham através da web e, por conta disso, viajam o mundo em todas as épocas do ano. Ou seja, se trata de um tipo de trabalho remoto, onde não é preciso estar todos os dias dentro do mesmo local fixo.

Esse é um dos grandes motivos responsáveis pela migração do trabalho comum para o home office ou nômade. Afinal, através dele não é preciso cumprir com horários fixos, tendo uma rotina bem mais flexível. Ademais, benefícios como organização própria com prazos e maior independência no dia a dia chamam bastante atenção.

Melhores profissões para trabalhar como nômade digital

Dentro dessa categoria, se destacam diversas profissões, que possuem flexibilidade suficiente para serem praticadas a distância. Sendo assim, acompanhe e descubra mais sobre algumas que podem te tornar um nômade digital.

Redação e criação de conteúdo escrito

Em tempos de redes sociais, todos nós estamos nos tornando especialistas em criação de textos e legendas incríveis. Sabendo disso, uma das profissões que une o útil ao agradável é a redação e criação de conteúdo.

Uma das maiores vantagens é que até mesmo dentro dela as possibilidades são enormes. Afinal, pode-se escrever para jornais e revistas, as famosas mídias off-line, bem como as mídias online, como blog, sites e redes sociais.

Para quem já possui uma escrita fluída e tem facilidade em textos informativos, o caminho dentro desse meio vai ser encontrado facilmente. Afinal, na grande maioria das vezes, os temas propostos não são técnicos, mas variam entre diversas áreas do entretenimento.

Quem trabalha como nômade digital, por exemplo, pode aproveitar suas experiências nos diversos países para criar conteúdo relacionado a cultura e dicas de viagem.

Para seguir dentro dessa carreira pode-se seguir dois caminhos diferentes: ser aliado de uma agência ou trabalhar de maneira independente como freelancer. Na primeira opção ganha-se um salário fixo, o que é ideal para quem não gosta da instabilidade. No segundo, pode-se ganhar lucros maiores ou menores dependendo de quantos clientes conseguir no mês.

Para ingressar dentro desse meio como nômade digital, o ideal é fazer um curso para se profissionalizar e aprender mais sobre técnicas como o SEO. No entanto, caso não deseje fazer um investimento inicial, pode-se aprender bastante através de pesquisas no Google e vídeos no YouTube.

Uma excelente opção é estudar o seu público, escolher um programa de afiliados, que mais tenha relação com a sua audiência e trabalhar como afiliado vendendo produtos digitais ou até mesmo produtos físicos.

Tradução

Quem deseja trabalhar como nômade digital com o objetivo de viajar o mundo sabe bem o quanto é importante ter uma segunda língua, principalmente se tratando do inglês. Sendo assim, provavelmente já tem conhecimento profundo da língua e, consequentemente, fluência nela.

Dessa forma, trabalhar com tradução também é uma ótima ideia de profissão rentável e que permite viajar o mundo sem deixar as obrigações no Brasil. Afinal, a transcrição é realizada digitalmente e enviada ao cliente através do meio digital, sem necessitar de nenhum contato físico.

Nesse meio também é possível se aliar a agências ou trabalhar sozinho, enfrentando os mesmos prós e contras da redação. Além disso, o campo de trabalho para tradutores também é bem grande, considerando que se pode fazer a tradução de livros, artigos, trabalhos acadêmicos e até mesmo blogs e sites.

Sendo assim, quanto mais línguas em nível avançado você tiver em seu currículo, consequentemente, mais campo de trabalho terá.

Design

Falando do meio publicitário e de criação de conteúdo, essa é mais uma das profissões que não pode ficar de fora da lista. A grande maioria dos nômades digitais trabalham diretamente com o design ou já tiveram algum tipo de experiência nessa área.

Afinal, esse é um dos campos de trabalho mais amplos. Pode-se trabalhar como ilustrador, no método convencional ou digital. Criação de logomarcas para empresas, blogs, lojas e sites. Design de temas para hospedagens online e até mesmo montagem de peças e anúncios publicitários.

No entanto, para ingressar dentro desse meio é necessário ter um pouco mais de conhecimento e experiência na área. Afinal, o domínio das plataformas como o photoshop é essencial para a qualidade das imagens produzidas.

Além disso, também é preciso conhecer sobre responsividade de sites, impulsão de anúncios nos buscadores e até mesmo direitos autorais das peças utilizadas. Sendo assim, o mais recomendado é ter uma graduação ou curso técnico no meio.

Porém, ter experiência comprovada e um portfólio adequado para apresentação aos clientes também pode ajudar bastante. Dessa forma, caso esse seja seu caminho ideal, busque investir em si mesmo para realizar o sonho de ser um nômade digital.

Aulas online

As aulas online estão entre as melhores ideias para quem deseja se tornar um nômade digital por um simples motivo: não exigem investimento nenhum.

Afinal, todos nós somos bons em alguma coisa e podemos fazer disso uma função rentável em nosso dia a dia. Quem tem facilidade em uma área específica, como humanas, exatas ou linguagens pode aproveitar esse conhecimento e ministrar aulas de reforço. Além disso, montar uma espécie de curso pré-vestibular com foco em redação também é uma ótima ideia.

No entanto, áreas técnicas também podem se mostrar bastante úteis. Por exemplo, caso você tenha conhecimento nas ferramentas SEO para impulsão de textos, é legal ofertar aulas sobre o tema. Ademais, conteúdos relacionados a línguas como inglês e espanhol também costumam fazer bastante sucesso.

A melhor parte desse tipo de trabalho é que é possível formar turmas, ganhando por vários alunos ao mesmo tempo. Atualmente, são muitos os aplicativos e ferramentas que possibilitam fazer chamadas de vídeo com diversas pessoas simultaneamente. Dessa forma, pode-se ganhar uma boa quantia oferecendo pacotes.

Gerenciamento de redes sociais

Não existe profissão que represente melhor o nômade digital do que essa. O gerenciamento de redes sociais é online, prático e pode ser feito por qualquer pessoa com conhecimento publicitário.

Esses saberes são necessários porque, ao contrário do que se pensa, criar conteúdo de qualidade e que interesse o público não é uma tarefa nada fácil. Afinal, normalmente os profissionais que são contratados nessa área tem como objetivo aumentar os números de determinada marca ou pessoa pública.

Sendo assim, se você se considera uma pessoa criativa e com bom conhecimento de redes, com toda a certeza pode dar certo nessa profissão. A melhor parte é que ela pode ser realizada de qualquer parte do mundo que tenha acesso a internet.

Inclusive, é uma das poucas onde não se faz necessário ter um computador. Dessa forma, a renda mensal pode ser adquirida através de um simples smartphone.

Ser um nômade digital é um grande sonho. Com a popularização da internet, ele tem se tornado cada vez mais fácil de ser alcançado. Sendo assim, procure conhecer mais sobre as profissões listadas e se aventure nessa nova era!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *